Mudanças na rede trazem maior visibilidade e controle

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A rede mudou muito nos últimos anos, e grande parte dessa transformação se deve a mudanças fundamentais no foco das empresas no uso de aplicativos, no valor da experiência do usuário e na priorização de resultados.

De acordo com o IDC, mais de 90% das grandes empresas agora têm uma solução híbrida de nuvem em vigor que inclui uma combinação de ambientes de nuvens públicas e nuvem privada. Segundo o IDC, até 2023 mais de 50% da implantação de uma nova infraestrutura de TI estará no limite, criando um ambiente de rede totalmente novo, que precisará ser cada vez mais melhor gerenciado e protegido.

Além disso, de acordo com o Gartner, até 2025 pelo menos mais de 60% das grandes empresas terão uma estratégia explícita e cronograma para a adoção do SASE (Secure Access Service Edge) que incluirá acesso de usuário, filial e borda. Essa mudança se mostra bastante significativa, uma vez que em 2020 apenas 10% das empresas usam o SASE.

Neste artigo, vamos explicar quais são essas mudanças ocorridas na rede e os benefícios alcançados com elas.

Transformações ocorridas na rede

As mudanças verificadas na rede nos últimos anos se devem a uma série de fatores:

* A adoção de redes multicloud;

* A crescente dependência de aplicativos SaaS; 

* A transição para uma grande força de trabalho remota;

* Oferta de ferramentas de colaboração necessárias para apoiar os profissionais; 

* A rápida adoção e aceitação de IoT e dispositivos pessoais na rede;

* Consumidores com experiência digital que exigem desempenho e personalização.

Para ajudar a resolver problemas de desempenho e disponibilidade ponta a ponta nas novas redes corporativas, o NetOps também deve se transformar. Os operadores de rede devem investir em análise e automação, melhorar a integração com DevOps e reforçar a sua coordenação com segurança para melhor apoiar seus negócios digitais. O NetOps 2.0 vai além do gerenciamento de operações de rede tradicional para incorporar os principais valores de DevOps, como agilidade de rede, automação de rede e orquestração de rede. 

No relatório NetOps 2.0 mais recente do Gartner, o uso dos princípios do NetOps 2.0 crescerá 40% entre 2021 e 2023, ajudando as organizações a reduzir o tempo de entrega de aplicativos em 25%. Recentemente, a Fortinet lançou duas novas ofertas para acelerar as operações de rede AIOps: FortiMonitor e FortiAIOps.

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Foto: Soluções de operações de rede AIOps da Fortinet: FortiMonitor e FortiAIOps.

Novas estratégias e soluções para a rede 

O modelo de negócios digital de hoje demanda que mais usuários em mais dispositivos de mais locais possam acessar aplicativos e recursos de negócios com mais rapidez do que nunca. O AIOps é fundamental para transformar as estratégias e soluções de um Network Operations Center (NOC).

O AIOps ajuda a automatizar e aprimorar as operações de TI por meio de análises aprofundadas, detalhadas e com aprendizado de máquina (ML), evitando assim análises manuais e possíveis falhas na correlação de grandes volumes de dados, criando gargalos críticos que podem afetar diretamente na experiência do usuário final.

O Fortinet Fabric Management Center – ambientes NOC permite essa transformação NetOps ao alavancar a tecnologia AIOps Network Operations para observar, correlacionar e responder a eventos em redes heterogêneas e distribuídas.

Visibilidade – Como a Fortinet tem uma ampla cobertura em LAN, WAN e nuvem, a empresa ajuda os seus clientes a identificar e compreender rapidamente as anomalias de desempenho e conectividade, desde o acesso do usuário ao aplicativo. O Fortinet AIOps permite simplificar e convergir o monitoramento de soluções sem fio, switch, firewall, SD-WAN e SASE em um único console. Desse modo, ele pode garantir e manter as classificações de satisfação do cliente, não importando a partir de onde eles se conectem.

Correlação – O AIOps também aprimora a capacidade de analisar eventos de dispositivo, LAN, WAN e nuvem de forma rápida e completa. Isso porque ele incorpora e acelera políticas projetadas para identificar as causas básicas dos problemas de desempenho do usuário final. Esses recursos permitem que a equipe de NOC identifique problemas críticos que estão afetando o negócio, para que possam ser tratados e resolvidos de forma rápida e automática.

Resposta – Integrando a tecnologia SOAR (orquestração de segurança, automação e resposta) às operações de rede, as organizações podem aumentar ainda mais o poder da automação da rede corporativa. Elas podem aproveitar AI / ML e automação para corrigir problemas antes que eles ocorram, ajudando a manter uma boa experiência para o usuário final.

Foto: Modelo de maturidade NOC.

Diferentes níveis de soluções NOC

Obviamente, nem todas as empresas estão no mesmo momento de desenvolvimento de seu NOC, e portanto nem todas precisam do mesmo conjunto de soluções. A Fortinet oferece uma gama de produtos e serviços que ajudam as organizações a implementar uma estratégia NOC eficaz e pode ser dimensionada conforme sua organização cresce. Geralmente, existem três tipos de Analistas de NOC, cada um exigindo camadas adicionais de tecnologia com base nos estágios anteriores. Este é um breve resumo das funções e responsabilidades típicas do pessoal do NOC para cada nível, e da tecnologia que cada um requer, de acordo com um relatório recente do Gartner:

Nível 1: Geralmente, os engenheiros de rede neste nível devem responder ao monitoramento de anomalias detectadas pela ferramenta e incidentes declarados que requerem resolução. Eles também precisam de ferramentas para ajudá-los a responder a outros eventos de monitoramento que requerem ações adicionais.

Ferramentas: FortiManager, FortiAnalyzer, FortiMonitor, Serviço de práticas recomendadas

Nível 2: Esses engenheiros normalmente têm treinamento avançado e habilidades mais altas do que aqueles que operam no Nível 1. Eles precisam ser capazes de responder e resolver incidentes de rede avançados que não puderam ser resolvidos no Nível 1 e foram escalados. Além disso, eles precisam ser capazes de aproveitar ferramentas, conhecimentos e percepções adicionais para melhorar o diagnóstico e a recuperação de incidentes.

Ferramentas: FortiMonitor, FortiManager, FortiAIOps

Nível 3: Geralmente é a menor equipe, focada nos incidentes e problemas mais complexos. Essa também é a equipe que mais comumente faz interface com a equipe de engenharia de suporte de aplicativos.

Ferramentas: FortiMonitor, FortiAIOps, FortiSOAR, SD-WAN Orchestrator

Simplificando e automatizando as operações de rede 

À medida que as redes continuam a evoluir, ficar à frente de eventos críticos é crucial, especialmente na transição das organizações para o modelo de negócios digital. Esses ambientes complexos e dinâmicos exigem novas ferramentas, como AIOps, para identificar, investigar e responder rapidamente às ameaças. Desse modo, é possível manter a rede funcionando em velocidades ideais e garantir a melhor experiência possível para o usuário.

A Fortinet possui muitas ferramentas projetadas para fornecer visibilidade e controle nas mais diversas e complexas redes. Parceira da Fortinet, a Columbia Integração é reconhecida por clientes e fabricantes como um dos melhores parceiros de serviços na América Latina.

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