Para as organizações que pensam ser muito pequenas para se tornarem alvo de hackers, esse simplesmente não é mais o caso. Muitas vezes, sem um especialista interno e gerenciando sistemas de TI sem os controles necessários, as pequenas e médias empresas são as mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Para criar estratégias de defesa realmente eficientes contra essas ameaças, as empresas precisam encarar o ransomware como muito mais do que apenas um malware. Afinal, os cibercriminosos recorrem ao uso de técnicas variadas e direcionam os ataques para o ponto frágil do negócio tirando proveito da falta de posturas preventivas, como treinamento humano e ativação de sistemas contra phishing.
Veja como proteger endpoints e dispositivos móveis contra ransomware.
Endpoint Detection and Response (EDR) é uma abordagem integrada e em camadas para proteção proativa de dispositivos móveis (desktops, noteboks, tablets, entre outros) que combina monitoramento contínuo em tempo real e análise de dados de endpoints com resposta automatizada baseada em regras. Essa ferramenta de segurança avançada permite detectar, prevenir e responder a ataques de ransomware de forma automatizada. Desse modo, é possível garantir a otimização de seus processos e reduzir riscos e falhas humanas.

Processo de ataques hacker sem uma solução de EDR
(detecção e respostas de endpoint)

Processo de ataques hacker com uma solução de EDR
(detecção e respostas de endpoint)

Fonte: Fortinet.
Proteção proativa, e não reativa
Nesse contexto, o uso de ferramentas de segurança proativas com Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) contribui para melhorar o desempenho e aumentar a produtividade. Essas soluções automatizam processos ou tarefas que antes exigiam um grande esforço e consumiam muita energia humana.
Vantagens da proteção avançada em tempo real contra ameaças a endpoints, antes e depois da infecção:
- Reduz a superfície de ataque de forma proativa.
- Previne a infecção do malware, detectando e desativando possíveis ameaças em tempo real.
- Também é possível automatizar os procedimentos de resposta e correção com manuais de políticas personalizados.
- A automatização permite que o time de TI fique focado somente na investigação daquele ataque e economize tempo e esforço.
Melhores práticas para lidar com Ransomware

O Antivírus e EDR podem funcionar de forma complementar, criando uma proteção multicamadas, ou consolidá-las em uma única solução mais moderna e completa.

A Columbia possui diversas soluções e serviços de segurança digital que podem ajudar a sua empresa a aumentar a segurança contra ciberataques e proteger os seus dados.
Saiba mais sobre a nossa solução de EDR (Endpoint Detection and Response)
Leia Mais sobre segurança digital em:
Arquitetando Soluções (Zero Trust Network Acess) – com Leonardo Bittioli
Como proteger os endpoints e dispositivos móveis contra ransomware
Conheça nossas soluções de segurança digital:
Cloud Security
Segurança Digital