Os benefícios da Infraestrutura de Hiperconvergência

5 minutos para ler

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre a infraestrutura de hiperconvergência, mas algumas dúvidas ainda pairam sobre o assunto. Talvez você já tenha ouvido falar sobre os benefícios do HCI, mas sabe como essa plataforma funciona? Ela é realmente a melhor solução para a sua empresa?

Uma das maiores vantagens da hiperconvergência é conseguir utilizar os recursos disponíveis de uma empresa, para assim a melhorar o gerenciamento da infraestrutura de TI, racionalizar os investimentos e aumentar a agilidade nos negócios.

Neste artigo, vamos abordar os principais benefícios dessa solução integrada e mostrar como ela pode contribuir para otimizar os resultados de sua empresa.

O que é a infraestrutura hiperconvergente

A infraestrutura hiperconvergente (HCI, na sigla em inglês) é um sistema unificado e definido por software que combina todos os elementos de um data center tradicional: armazenamento, processamento, rede e gerenciamento. Para possibilitar a consolidação da infraestrutura, a hiperconvergência combina o processamento, armazenamento e rede em um único sistema.

Essa solução integrada usa software e servidores x86 para substituir o hardware tradicional, que apresenta custo inicial elevado, operação complexa e dimensionamento difícil.

A hiperconvergência apresenta quatro componentes de software totalmente integrados:

  • Virtualização de armazenamento;
  • Virtualização de processamento;
  • Virtualização de rede;
  • Recursos de gerenciamento avançados incluindo automação.

O software de virtualização desvincula e cria pools de recursos subjacentes e em seguida os aloca dinamicamente nos aplicativos em execução nas VMs ou nos containers. A configuração baseada em políticas alinhada aos aplicativos elimina a necessidade de estruturas complicadas, como LUNs e volumes.

Com o HCI, você consegue:

Simplificar o datacenter

Reduza a complexidade do seu datacenter e aumente o seu dimensionamento, de modo a oferecer suporte às demandas modernas de aplicativos. Desse modo, é possível simplificar o gerenciamento da infraestrutura, melhorar a eficiência operacional e reduzir custos.

Criar uma nuvem privada

Implante uma infraestrutura semelhante à nuvem com custos mais baixos, mais controle e segurança aprimorada.

Estender para a nuvem pública

Escolha uma opção como serviço do maior ecossistema de nuvem da HCI para obter maior velocidade de implantação e menos tempo gasto no gerenciamento da infraestrutura.

Obter uma nuvem híbrida verdadeira

Gerencie um “pool” de aplicativos com base em VM e containers, implantados em diversos data centers, sejam eles públicos, privados ou híbridos.

Outro aspecto fundamental de uma solução de hiperconvergência são os ganhos econômicos que ela traz. De acordo com relatório do IDC, 79% dos usuários observaram uma melhoria significativa nos processos de backup e recuperação de perdas, devido aos recursos globais de desduplicação e replicação e os tempos de RTO / RPO bastante reduzidos. Além disso, 75% deles perceberam uma melhoria de 65% na utilização dos recursos de armazenamento.


Como a hiperconvergência pode ajudar a sua empresa

Para mostrar as vantagens da infraestrutura de hiperconvergência, vamos comparar as estratégias usadas por duas diferentes equipes de TI para gerenciar o crescimento de suas empresas. A Yellow Corporation, uma organização da área financeira, enfrenta problemas de gargalos de desempenho, devido ao influxo de novos clientes. Já a White Solutions, uma empresa varejista de bens de consumo, passa por problemas semelhantes com o seu sistema legado.

Quando o presidente da White Solutions ouve falar sobre HCI, ela decide usar o seu orçamento para manutenção do servidor para testar uma nova arquitetura, construindo uma tecnologia de virtualização no topo do servidor existente. Com um orçamento apertado e uma pequena equipe de TI, ele espera que o HCI possa ajudar a White Solutions a fazer mais com menos.

Assim que a configuração inicial é concluída, a White Solutions implanta a sua plataforma de hiperconvergência em menos de uma hora. Com uma nova base de software que integra o servidor de virtualização e armazenamento, a sua equipe pode automatizar tarefas complexas para otimizar a agilidade dos negócios. Desse modo, os seus colaboradores podem concentrar o seu foco nos desafios críticos da missão do negócio.

Enquanto isso, a A Yellow Corporation decide expandir o legado de sua arquitetura. A sala do servidor em sua sede precisa de algumas atualizações, e assim os seus líderes acham que podem matar dois coelhos com uma única cajadada só. Após extensas atualizações manuais, a empresa consegue fazer um upgrade em seu servidor e colocá-lo em funcionamento em seis semanas.

Ao mesmo tempo em que isso ameniza alguns dos gargalos de dados, a equipe da Yellow Corporation continua a reclamar sobre grampos e outros problemas de performance. Mas quando o novo servidor cai, após um erro de configuração, a empresa sofre perdas de receita de dezenas de milhares de dólares.

De volta à White Solutions, os gerentes de negócios e IT podem logo perceber os benefícios da nova infraestrutura hiperconvergente. Agora, ela consegue otimizar e acelerar todos os seus processos, desde os checkouts para gerenciamento de inventário, até a oferta de suporte para aplicativos críticos que mantêm o negócio funcionando. Desse modo, no futuro, a empresa poderá saber exatamente como escalar a sua infraestrutura.

Portanto, com a hiperconvergência, a sua empresa pode se libertar das dores de cabeça trazidas pelos sistemas legados, a partir de um gerenciamento simplificado, com recursos consolidados e custos reduzidos.

Posts relacionados

Deixe um comentário