Como “IoT” revoluciona a conexão entre dispositivos

6 minutos para ler

Com a proliferação de dispositivos tecnológicos no mundo atual, cada vez mais soluções são necessárias para conectar esses aparelhos, coletar, armazenar e analisar os seus dados.

Você já deve ter ouvido falar sobre Internet das Coisas – tradução literal da expressão em inglês “Internet of Things – (IoT)”. Este termo descreve a tecnologia capaz de fazer com que diversos objetos do seu dia a dia se conectem à internet e se comuniquem mutuamente de maneira fácil e segura.

Essa tecnologia reúne máquinas, computação em nuvem, estudo analítico e pessoas para melhorar a performance e a produtividade dos processos nos mais diversos tipos de empresas. Desta maneira as empresas podem digitalizar processos, reduzir o desperdício e transformar modelos de negócios.

Neste artigo, nós vamos mostrar como a IoT está cada vez mais presente no mundo atual e como ela pode auxiliar nas mais diversas áreas.

Os seus dispositivos conversam entre si?

Atualmente, os dispositivos mais variados – de utensílios de cozinha a máquinas agrícolas – estão conectados à internet e são capazes de compartilhar informações. Tudo isso é possível justamente graças à Internet das Coisas.

Mesmo que não saiba, você provavelmente já possui algum aparelho que faz uso dessa tecnologia – seja um smartphone ou uma Smart TV. Mas imagine que vários objetos da sua casa sejam capazes de se conectar à internet e interagir entre si, seja a geladeira, máquina de lavar, torradeira ou o sistema de som. Esse cenário já é possível e na medida que o tempo passa vai se tornando acessível a um público mais amplo.  

A conectividade serve para que os objetos possam ficar mais eficientes ou receber atributos complementares. Por exemplo, uma geladeira com internet pode avisar quando um alimento está perto de acabar e ainda pesquisar na web quais mercados oferecem os melhores preços para aquele item. Alguns outros exemplos, um termostato pode se integrar a um smartphone para ajustar a temperatura de um ambiente ou um detector de fumaça pode avisar sobre a detecção de fumaça ou um aumento repentino da temperatura para indicar a ocorrência de incêndios.

Conectividade em tempos de pandemia

O crescimento e desenvolvimento desse ambiente IoT, acelerado pela pandemia, ganhará enorme difusão com a adoção da tecnologia 5G de tráfico ultrarrápido das redes de conexão à rede mundial de computadores. Para tanto, será necessário desenvolver, instalar e garantir manutenção a uma nova infraestrutura.

Esta tecnologia inovadora possibilita que as empresas apresentem bons resultados no mercado mesmo durante períodos difíceis, como este da pandemia da COVID-19. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 54% das indústrias que adotaram de uma a três tecnologias digitais na produção registraram lucro igual ou superior ao período pré-pandemia. Esse resultado só foi possível porque essas tecnologias possibilitaram que elas mantivessem o mesmo ritmo da produção no período de isolamento.

O controle do cumprimento da quarentena daqueles que estão infectados ou sob suspeita de ter contraído o coronavírus é muito importante para os governos e agências de saúde. Por isso, países em todo o mundo estão utilizando a IoT e a tecnologia de GPS para rastrear a movimentação das pessoas em observação

Para o retorno seguro das atividades de trabalho, diversas empresas especializadas no desenvolvimento de soluções com base na internet das coisas (IoT), estão apresentando sensores para o monitoramento das atividades humanas no pós-covid-19, o que foi estabelecido como o “novo normal”. Câmeras de segurança estão sendo usadas para o monitoramento da temperatura corporal e pulseiras inteligentes com sensores que geram alerta de proximidade devem garantir o retorno seguro dos trabalhadores às fábricas e escritórios.

As interações sem contato e sem senha usando sensores da Internet das Coisas e cartões inteligentes habilitados por NFC (Near Field Communication) se tornarão a norma para transações do dia a dia. Com esses recursos, é possível, por exemplo, desbloquear o acesso físico a espaços restritos ou operar elevadores ou máquinas de venda automática.

Como a IoT pode auxiliar nas mais diversas áreas

A Internet das coisas desempenha um papel cada vez mais importante no modo como as pessoas vivem, trabalham e se divertem. Como veremos a seguir, essa tecnologia já está presente nas mais diversas áreas, e terá um papel cada vez mais importante em nosso cotidiano.

Medicina: Seja na telemedicina ou na ajuda automatizada para idosos e deficientes, a IoT trouxe avanços importantes para a área de saúde. Dispositivos conectados podem ser usados para medir os batimentos cardíacos ou a pressão sanguínea e enviar os dados coletados em tempo real para o sistema que controla os exames. Além disso, sensores podem ajudar a monitorar pacientes idosos em suas casas, detectando quedas ou mudanças significativas nas suas rotinas diárias.

Agropecuária: Com as soluções trazidas pela IoT, os agricultores conseguem acompanhar a distância o desenvolvimento das suas culturas. Sensores espalhados em plantações fornecem informações precisas sobre fatores como temperatura, clima, umidade do solo, velocidade do vento, entre outras. Do mesmo modo, sensores conectados aos animais auxiliam no controle de doenças. Esses mecanismos são capazes de medir a temperatura, pulsação, ruminação e de ajudar a monitorar a movimentação e localização do rebanho.

Indústria: A Internet das coisas permite integrar o funcionamento das máquinas em um único lugar, por meio de sensores e softwares. Além disso, ela pode ajudar a medir, em tempo real, a produtividade de máquinas ou indicar quais setores da planta precisam de mais equipamentos ou suprimentos. Os dispositivos podem ser acessados remotamente, proporcionando maior agilidade nas linhas de montagem e uma maior integração em toda a cadeia de suprimentos.

Comércio: Prateleiras inteligentes podem informar, em tempo real, quando determinado item está em falta e precisa ser reposto. A IoT também contribui para melhorias na experiência dos clientes, como a possibilidade de um atendimento personalizado e a oferta de produtos certos na hora certa.

Transporte: Os usuários do transporte público podem utilizar os seus smartphones para saber qual é a localização de determinado ônibus. Os sensores também podem ajudar as empresas a monitorar a rota dos veículos e apontar quando um veículo apresenta defeitos mecânicos e precisa de manutenção. 

A Columbia Integração possui um time de especialista em soluções para IoT, desde o gerenciamento até análises precisas de dados. Por sua excelência na área, a empresa é reconhecida por clientes e fabricantes como um dos melhores parceiros de serviços na América Latina.

Entre em contato conosco.

Posts relacionados

Deixe um comentário